Economia do Futuro

Amazônia: o ponto de não retorno e como evitá-lo

March 14, 2024
Economia do Futuro
Amazônia: o ponto de não retorno e como evitá-lo
Economia do Futuro
Apoie o Economia do Futuro!
Starting at $3/month
Support
Show Notes

A  revista científica Nature publicou recentemente um estudo liderado por pesquisadores brasileiros que é um alerta para a comunidade internacional: a Amazônia pode atingir até 2050 o chamado ponto de não retorno, quando mudanças irreversíveis no ambiente causariam a perda da floresta tropical. Esse cenário é dramático porque a floresta na Amazônia tem se mostrado resiliente há 65 milhões de anos, apesar de drásticas variações climáticas nesse período.  

A destruição do bioma em grande escala teria consequências para o equilíbrio climático do planeta como um todo, com prejuízos na agricultura, na geração de energia e no modo de vida de comunidades inteiras. Mas mesmo pontos de não retorno locais na Amazônia, como os que já vêm sendo registados, têm impactos enormes e podem se tornar mais frequentes. Para colocar em números: o estudo concluiu que, nos próximos 25 anos, de 10% a 47% do bioma amazônico poderia entrar em colapso. 

Nesse episódio, eu converso com Marina Hirota, pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina e co-autora do estudo. Ela explica esses resultados, as consequências para o planeta da possível destruição do bioma - ou parte dele - e o que precisaria ser feito para evitar esse cenário.

-- 

O EDF é publicado quinzenalmente às quintas. Se você quer contribuir para uma economia mais sustentável, comece agora, indicando esse podcast pra alguém. Para entrar em contato: podcast@economiadofuturo.com

Support the Show.