Economia do Futuro

Por que os alimentos são 70% das emissões no Brasil?

November 02, 2023 Melina Costa
Economia do Futuro
Por que os alimentos são 70% das emissões no Brasil?
Economia do Futuro
Apoie o Economia do Futuro!
Starting at $3/month
Support
Show Notes

Se você acompanha esse podcast, sabe que aqui a gente discute as tecnologias, os incentivos e as políticas públicas para descarbonizar os vários setores da economia. Esse é um processo complexo, que envolve cadeias inteiras de produção e que coloca em xeque as fontes de energia fóssil, das quais o mundo ainda depende.

Mas no Brasil essa história é um pouco diferente. Claro que que o país também precisa deixar o petróleo, o carvão e o gás natural no passado. E claro que várias atividades econômicas precisam ser redesenhadas. Mas no Brasil o mais importante mesmo é acabar com o desmatamento e mudar a forma como criamos gado. 

É por isso que eu achei particularmente interessante um estudo recente da ong Observatório do Clima. O projeto SEEG, Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa, identificou que sozinho, o setor de alimentos respondeu por mais de 70% das emissões de gases do efeito estufa do Brasil em 2021. Só para você ter uma ideia, globalmente, o impacto dos alimentos não passa de 30%. Isso reflete a forma como a comida é produzida no país: o que inclui a destruição de florestas e uma pecuária pouco adaptada à realidade climática.

Nesse episódio eu converso com David Tsai, coordenador do projeto SEEG do Observatório do Clima. Ele explica como desmatamento, bois e aquecimento global estão conectados. Nós também falamos do que precisa ser feito para tirar o setor de alimentos da posição de vilão - especialmente diante do aumento da população global e do papel do Brasil como grande exportador de commodities agrícolas. 


Support the Show.