Economia do Futuro

CO2: Como armazenar carbono debaixo da terra

June 15, 2023
Economia do Futuro
CO2: Como armazenar carbono debaixo da terra
Economia do Futuro
Apoie o Economia do Futuro!
Starting at $3/month
Support
Show Notes

Se vc é ouvinte desse podcast, você já conhece as recomendações do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima da ONU, a maior autoridade do mundo em ciência climática. Para limitar o aumento de temperatura global a 1,5 ou 2 graus até o fim do século, precisamos cortar as emissões de gases do efeito estufa pela metade já nos próximos sete anos.

É um prazo super apertado e o próprio painel reconhece que, para chegar lá, precisamos não só diminuir emissões mas também contar com a ajuda de tecnologias que removem gás carbônico da atmosfera e o depositam debaixo da terra ou no fundo dos oceanos. São as chamadas técnicas de CCS, ou carbon capture and storage.

Já existem 30 usinas de captura de carbono em operação no mundo e outros 190 projetos estão em desenvolvimento. Só nos Estados Unidos, um megapacote de iniciativas climáticas inclui US$ 12 bilhões em subsídios para essas tecnologias.

Deixa eu dar um exemplo de um tipo específico de CCS para você visualizar do que se trata. A empresa suíça Climeworks instalou ventiladores enormes na Islândia, que sugam o CO2 direto do ar e o misturam com água. Essa água com gás é enterrada e, ao reagir com a estrutura geológica local, se transforma em rochas. Ou seja, o carbono que estava no ar fica estocado debaixo da terra, em tese, para sempre.

Há outras formas de tirar CO2 do ambiente e diferentes indústrias que podem fazer uso dessas tecnologias. Um grande destaque é a indústria brasileira do etanol que poderia até tirar mais carbono da atmosfera do que emite no seu processo de produção, tornando-se climate positive. Outra indústria que deve ter um papel crucial no CCS é, paradoxalmente, a indústria do petróleo.  

Se você não está inteirado a respeito do CCS, vai sair desse episódio sabendo muito. A minha entrevistada é Isabela Morbach, co-fundadora da ong CCS Brasil. Foi o trabalho de doutorado dela que serviu como base para o projeto de lei que propõe o marco legal para captura e armazenamento geológico de carbono - e que acaba de ser aprovado na Comissão de Infraestrutura do Senado.

**Esse é o segundo episódio da série de CO2, que trata das iniciativas mais ambiciosas para reduzir e neutralizar as emissões de carbono da economia. Fica ligado no selo CO2 que tem mais histórias legais pela frente. 
--  

O EDF é publicado quinzenalmente às quintas. Para não perder nenhum episódio, siga esse podcast no seu tocador. E se quiser entrar em contato, meu email é podcast@economiadofuturo.com 


Support the Show.